Na última sexta feira, 25/08, tivemos a honra de receber no programa Acústicos da Atriumo grupo Manouche Carioca, que presenteou o público com um concerto de altíssima qualidade. O estilo, consagrado na Europa e no mundo nos anos 30, tem como principais representantes Stéphane Grappelli e Django Reinhardt. Tem suas origens na releitura do jazz americano, realizada principalmente por ciganos do leste Europeu no período entreguerras.

Uma música vibrante, que exige dos músicos um grande virtuosismo e do público um grande auto-controle, pois o ritmo contagiante das peças tocadas dificulta a escuta divorciada da dança. No programa, entre releituras de standards de jazz e bossa nova, destacamos a genialidade do arranjo de Noites Cariocas (Jacob do Bandolim), que confirmou o que muitos já sabiam: a universalidade e plasticidade do choro brasileiro, que aos ouvidos desavisados poderia ser confundido com algum tema característico do jazz manouche.

   Os Acústicos da Atrium ocorrem mensalmente e trazem música de alta qualidade para o público da cidade em formato intimista, sempre acompanhado de um bom bate-papo e uma confraternização entre os músicos e público após o concerto. Fiquem ligados nos próximos!

error